RAÍZES
- Três Paineiras
- 8 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2023
As raízes são responsáveis pela sustentação da planta e absorção de água e nutrientes.
As raízes são compostas pelas seguintes partes:

Zona suberosa ou de ramificação: região onde são formadas as raízes laterias.
Zona pilífera: apresenta pelos que absorvem água e nutrientes
Zona lisa ou de crescimento: promove o crescimento longitudinal da raiz
Coifa: tecido que reveste o ápice vegetativo da raiz.
Tipo de raizes:
Raizes substerrâneas:
Raízes fasciculadas: As raízes fasciculadas são encontradas nas plantas monocotiledôneas. Elas originam-se de um ponto de onde partem ramificações finas e aproximadamente do mesmo tamanho. Exemplos: cana, milho e grama.
Raízes pivotantes: As raízes pivotantes ou axiais são caracterizadas por uma raiz principal maior, de onde partem raízes laterais. Elas são encontradas em plantas dicotiledôneas. Exemplos: feijão, café, ipê.

Raízes tuberosas: armazenam grande quantidade de substâncias de reserva, especialmente o amido. Por essa característica, algumas delas são comestíveis. Exemplos: batata-doce, cenoura, beterraba, inhame, mandioca.

Raízes aéreas:
Raízes sugadoras: ocorrem em plantas parasitas. Elas recebem esse nome porque penetram no tronco de outra planta para retirar a sua seiva. Exemplos: erva passarinho e cipó-chumbo.

Raízes escoras: possuem o caule como ponto de partida. Sua estrutura se fixa no solo, o que facilita o aumento da área de absorção da planta. Elas são comumente encontradas em solos encharcados, como nos mangues. Exemplo: figueira.

Raízes tabulares: são achatadas e assemelham-se a tábuas. Elas possuem como função de aumentar a estabilidade da planta no solo e são comuns em árvores de grande porte.

Raízes aquáticas: auxiliam a planta na flutuação e na respiração e podem ser fixas no substrato, nos pântanos e nos fundos de rios e lagos; ou podem flutuar livremente na água

Algumas características que interferem diretamente no paisagismo:
Raízes que ressecam o solo: algumas plantas, além de serem de grande porte , apresentam crescimento muito rápido, retirando grande quantidade de água do solo, como é o caso do Eucalipto;
Raízes agressivas que quebram pisos e paredes (tabulares): certas espécies podem apresentar esta característica, devendo-se evitar o plantio destas perto de construção, muros e em calçadas. Exemplos: Cheflera, Fícus, Piracanta, Chorão, Flamboyant;
Raízes de fácil transplante: as espécies que apresentam raízes fasciculadas , como as palmeiras, são de fácil transplante, pois não apresentam um pivô , ou seja todas as raízes são de mesmo diâmetro e geralmente superficiais. Exemplos: Palmeiras e Gramados.
Na Três Paineiras você encontra mais de 500 espécies de plantas, bem como centenas de insumos de jardinagem, oferecendo inspiração e ajudando a transformar suas ideias em lindos ambientes.
Entre em contato por um de nossos canais de comunicação.
Comments