FOLHAS
As folhas são responsáveis por absorver o CO² do ar e realizar a fotossíntese. Elas são compostas das seguintes partes:
Limbos: superfície plana e ampla, sustentada pelas nervuras, que possibilita maior área para a captação de luz solar e CO².
Pecíolo: eixo que sustenta a folha e a conecta ao caule.
Bainha: parte terminal do pecíolo que faz a conexão com o caule
Estípulas: estruturas laminares que ficam na base da folha
Nervura: filamentos vasculares que se ramificam pelo limbo das folhas e pelas pétalas de algumas flores.
Funções das folhas para as plantas:
Fotossíntese: Ao realizar a fotossíntese, o vegetal produz as substâncias orgânicas nutritivas de que necessita para se manter vivo, utilizando, para isso, a energia luminosa. Esse processo é uma serie reações que resultam na produção de água, gás carbônico e açúcares, este processo é desencadeado tendo a luz como fonte de energia. E toda essa energia é captada por pigmentos, como a clorofila.
Proteção: Algumas folhas têm a funções de proteger, como espinhos, folhas com modificações coloridas para atrair insetos, ou abelhas, auxiliando na polinização.
Estômatos: Os estômatos são formados por células especiais que controlam a transpiração e as trocas gasosas da planta com o ambiente. A abertura e o fechamento dos estômatos são controlados por diversos fatores do ambiente, sendo o principal deles a água. Quando o ambiente se torna seco, as células dos estômatos diminuem de tamanho e então o orifício central se fecha, impedindo a perda de água por transpiração.
As folhas podem ser classificadas quanto a aparéncia do limbo, a forma do limbo, ao ápice da folha e suas margens.
Na Três Paineiras você encontra mais de 500 espécies de plantas, bem como centenas de insumos de jardinagem, oferecendo inspiração e ajudando a transformar suas ideias em lindos ambientes.
Entre em contato por um de nossos canais de comunicação.
Commenti