top of page

ACEROLA


Nome científico: Malpighia emarginata Família: Malpighiaceae Categoria: Árvores, Frutíferas, Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, Antilhas, Brasil, México, Peru Altura: 5.0 metros Luminosidade: Sol Pleno

É uma árvore perfeita para os atuais quintais domésticos, cada vez menores e otimizados. Pode ser plantada em vasos e assim decorar pátios, terraços e outras áreas pavimentadas. Os apreciadores da arte bonsai também gostam de utilizar a acerola em seus cultivos, visto que tem folhas, flores e frutos naturalmente pequenos.O fruto tem sabor agradável, mais ou menos doce e ácido, com aroma que lembra a uva e a maçã, e rico em vitamina C. É reputado como uma das frutas mais ricas nesta vitamina, possuindo mais de 30 vezes o teor da laranja e podendo conter 5 gramas em apenas 100 gramas da polpa. Sendo a vitamina C uma substância volátil, quanto menos o fruto for processado melhor é o aproveitamento


A aceroleira se comporta de maneira um tanto diferente das árvores frutíferas mais comuns. ela é mais rústica e resistente a doenças e pragas, e menos exigente em manejo, ao contrário de laranjeiras e macieiras por exemplo. Além disso, forma naturalmente um arbusto, que pode obter a forma mais compacta com podas conduzidas.


Deve ser cultivada sob sol pleno em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. As plantas destinadas à formação de bonsai podem se dar bem em condições de semi-sombreamento. Nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, onde o clima é permanentemente quente, a acerola frutifica ao longo do ano todo, enquanto que no sul e sudeste, com estações mais marcadas, a frutificação costuma se concentrar na primavera e verão. Não tolera estiagem prolongada ou encharcamento. Para uma boa produção de frutos convém irrigar e fertilizar durante os meses de floração e frutificação. Multiplica-se por estaquia de ponteiro, enxertia e por sementes. Para a obtenção de plantas sabidamente produtoras de frutos de qualidade, deve-se adquirir mudas com boa procedência formadas por métodos vegetativos, como enxertia ou estaquia.


É uma Planta medicinal indicada para Escorbuto, Fadiga, Infecções recorrentes, Flacidez, Doenças ósseas ou do tecido conjuntivo, Cegueira noturna, Pós-operatório, Reumatismo, Anemia, Doenças gengivais, Desnutrição, Rinite Alérgica, Envelhecimento precoce. Porcausa das suas propriedades medicinais, sendo rica em Vitaminas C, A e do Complexo B, Antioxidante, rica em Nutriente, Reforçando o sistema imunológico. A parte utilizada para isso são os frutos.

Sua comercialização costuma ser em mudas de diversos tamanhos.

 

Na Três Paineiras você encontra mais de 500 espécies de plantas, bem como centenas de insumos de jardinagem, oferecendo inspiração e ajudando a transformar suas ideias em lindos ambientes.


Entre em contato por um de nossos canais de comunicação.


Comentarios


bottom of page